Projeto CemT@bus







O objetivo principal desta ação é informar e sensibilizar os/as jovens do 10º ano do Curso
Profissional de Informática do Agrupamento de Escolas de Campo para a temática da
igualdade, procurando combater o fenómeno da violência contras as mulheres e da violência
doméstica.
De forma específica, espera-se:
- Aprofundar os conhecimentos e saberes dos/as alunos/as sobre a violência doméstica;
- Capacitar os/as jovens a identificar determinados comportamentos como formas de violência;
- Identificar e desconstruir alguns mitos associados à violência doméstica;
- Informar os/as jovens sobre o ciclo de violência doméstica e as caraterísticas típicas de cada
uma das suas fases;
- Refletir e debater sobre questões legais associadas ao crime da violência doméstica;
- Informar os/as jovens sobre os tipos de apoios disponíveis existentes;
- Fomentar o desenvolvimento de opiniões informadas sobre o tema da violência doméstica;
- Educar os/as jovens para uma atitude não violenta.

De forma a alcançar os objetivos anteriormente expostos será utilizado um Jogo Lúdico-
Pedagógico – “Quem quer ser conhecedor/a das questões da violência doméstica?”, baseado

no “Quem quer ser milionário” composto por 24 questões acerca da violência doméstica. O
jogo será composto pelas seguintes questões/afirmações:
- As vítimas de violência doméstica podem ser...
- Os comportamentos de violência doméstica podem afetar a vítima...
- Humilhar outra pessoa em público é um tipo de violência emocional?
- A violência no namoro é sempre óbvia perceptível?
- Uma traição, mesmo no namoro, justifica que a violência aconteça?
- Se uma pessoa tenta controlar a vida social do/a companheiro/a, por exemplo impedindo-o/a
de estar com determinados amigos/as...
- A violência psicológica/emocional é o tipo de violência mais frequente nas relações de
intimidade abusivas.
- É possível existir violência sexual numa relação de intimidade?
- O que é a violência financeira?
- A perseguição é um tipo de violência doméstica?
- Quantas fases tem o ciclo de violência doméstica?
- No ciclo de violência doméstica, a fase de aumento de tensão é...;
- Pontapear a vítima faz parte da fase do tipo de violência doméstica denominada ataque
violento?
- Na fase de lua-de-mel...;
- Ao longo do tempo, no ciclo de violência doméstica...
- Todas as formas de violência no namoro tendem a extinguir-se?
- A violência doméstica é um crime público?
- Qual é a pena de prisão para o crime de violência doméstica?
- O que é que se deve fazer quando se está a presenciar uma situação de violência
doméstica?
- Se a vítima tiver que abandonar a sua casa, percebendo que corre um grande risco à sua
integridade física...;
- A violência doméstica acontece apenas em classes sociais desfavorecidas.
- As mulheres correspondem à esmagadora maioria de vítimas de violência doméstica.
- Na violência no namoro, os rapazes e as raparigas recorrem ao mesmo tipo de violência para
agredir?
- A violência doméstica é um fenómeno pouco preocupante.
Esta dinâmica terá como principais objetivos, não só familiarizar os/as jovens com as temáticas
referidas, empoderando-os/as para a denúncia e não-aceitação de comportamentos de
violência e coação, mas também incentiva-los/as a produzir conteúdos digitais que possam
informar e/ou sensibilizar de forma esclarecida, outros e outras jovens.
Após a realização do jogo, os/as jovens serão convidados/as a gerar o maior número de ideias
possíveis sobre temas que vão puder escolher para a realização de pequenos vídeos que
serão usados na construção da aplicação informática. Para isto, estes/as terão o apoio do e da
responsável pelas aulas do curso profissional de informática, assim como das técnicas do
projeto, que os/as ajudarão a perceber se as ideias são ou não exequíveis, e de que forma se
podem realizar os teasers.
Competências a promover:
Responsabilidade cívica;
Capacidade de atuar de forma informada/esclarecida em situações de violência doméstica que
possam conhecer e/ou testemunhar;
Capacidade crítica e criativa relativamente aos temas da violência contra as mulheres e da
violência doméstica.

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